Atuação

A equipe de mediadores do D´accord  acredita que cada situação conflituosa é única e merece cuidados customizados a partir de escolhas informadas realizadas pelos participantes da Mediação, quais sejam: mediador, pessoas envolvidas no conflito e seus advogados.

 

A partir da análise da situação concreta, os mediadores que integram a equipe do D´accord possuem larga experiência e expertise para identificar as particularidades de cada caso e, a partir do critério da adequação, utilizar as técnicas de gestão de controvérsias apropriadas à situação concreta, de acordo com um estilo facilitativo ou avaliativo de Mediação.

 

Lastreados nos princípios que regem a mediação, como autonomia da vontade, imparcialidade, confidencialidade e respeito ao tempo de cada um dos envolvidos, inicia-se o caminho da mediação, que se mostra flexível, mas marcado por regras procedimentais.

 

Reuniões prévias com cada um dos participantes, em conjunto ou separadamente, análise e assinatura do Termo de Compromisso de Mediação, reuniões para troca de informações, identificação das posições e dos interesses, facilitação da comunicação, geração de opções, teste de realidade e construção do acordo são em breve síntese, etapas percorridas pelos participantes durante o processo de Mediação, sob a regência cuidadosa do Mediador.

 

 

Os mediadores do D´accord atuam há muitos anos em mediações privadas que envolvem questões:

 

  • familiares, como rupturas conjugais, guarda e convivência dos filhos;

  • sucessórias , como partilha de bens, relacionamento entre herdeiros- condôminos e planejamento sucessório;

  • contratuais, reparação de danos bem como questões societárias, fornecimento e distribuição de serviços, franquias, imobiliário;

  • propriedade intelectual;

  • meio ambiente;

  • empresariais: questões societárias, relacionamento com clientes e fornecedores, construção de consenso assembleares, gestão de conflitos entre colaboradores e entre setores da estrutura empresarial. Os profissionais do D´Accord possuem experiência em diversos segmentos, tais como: vestuário; construção; bancário; construção cível e infraestrutura; médico-hospitalar, educacional.

 

Passo a passo:

  1. Reunião de pré-mediação: reunião que tem por objetivo propiciar o encontro presencial entre mediador, as partes e seus advogados. Na oportunidade, serão oferecidos esclarecimentos sobre o procedimento de mediação, ressaltando suas possibilidades e limites. Essa reunião pode acontecer com a presença de todos os envolvidos ou somente entre o mediador e uma das partes e seus advogados, a depender do caso concreto. Tem-se demonstrado salutar reuniões iniciais em separado, pois permitem acessar de maneira mais ampla informações e percepções;

  2. Caso haja interesse em dar início ao processo de mediação, será enviado aos advogados o termo de compromisso de mediação para que, após a devida análise e aprovação, as partes o firmem;

  3. As reuniões de mediação serão realizadas na sede do Instituto D´Accord (Rua Funchal 538, cj 63, SP), em dia e horário a combinar. Caso seja necessário espaço para reuniões que agreguem mais de 10 pessoas, poderá ser locado outro espaço, às expensas das partes. As reuniões de mediação serão conjuntas. Caso haja necessidade ou interesse de os mediandos passarem por reuniões privadas com o mediador, será ofertada a mesma possibilidade de reuniões privadas para todos os envolvidos, de forma igualitária e sob o manto da confidencialidade.

  4. Em sendo obtido acordo entre as partes, será redigido termo de acordo documentado pelas partes e seus advogados juntamente com o mediador. É possível, após o término, que as partes agendem reuniões de monitoramento do cumprimento do acordo e de eventual restabelecimento de relacionamento dos envolvidos.

© 2020 Puntocom Comunicação - Instituto D'accord